Xilogravurista Josafá de Orós | Texto: Ascom/Valdívia Costa | Foto: Divulgação |
João Pedro Teixeira foi um dos mártires dos conflitos agrários no Nordeste. Félix Araújo foi soldado raso nos campos da Itália e instigava a vigilância da democracia ameaçada. Celso Furtado foi um dos economistas brasileiros mais conceituados do mundo. Essas e outras personalidades "esquecidas" pelos paraibanos estão no projeto “Paraíba Grandes Nomes: A Xilogravura e o Cordel Apresentando Importantes Personalidades do Estado”, que será uma das atrações da 4ª Feira Literária de Boqueirão (FLIBO), de 23 a 26 deste mês.
O projeto é apresentado pelos artistas Josafá de Orós e Manoel Monteiro. Passou pelos municípios de Aparecida, São Bento, Sousa e Cajazeiras, no Sertão; Gurinhém e Sapé, próximo ao Litoral; e Areia, no Brejo, com visitação de centenas de espectadores. A exposição itinerante tem 35 painéis que apresentam as personalidades através da xilogravura e de versos em formato de cordel.
“As nossas escolas – que muitas vezes levam os nomes dessas personalidades - precisam conhecer os seus heróis de carne e osso. Na pretensão de preencher tal lacuna, escrevemos plaquetes, muitas vezes já em forma de cordel, ressaltando alguns traços desses personagens", explicou Josafá.
Há ainda o intuito de que se desenvolva "robusto programa memorialístico estadual evidenciando as grandes presenças paraibanas através das suas pontuações originais, dos seus extraordinários feitos e de suas presenças graciosas e pitorescas”. O Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e o BNB são apoiadores do projeto. Em cada cidade, ele teve o apoio das prefeituras para ser montado.
Programação 4ª Flibo
Nenhum comentário:
Postar um comentário