segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lançamentos Literários trazem todo o universo da cultura popular para a quarta edição da FLIBO


Dia 25/10, sexta-feira, 19h, Lançamento Literário da “Antologia Ilustrada dos Cantadores" de autoria do poeta popular Otacílio Batista e Francisco Linhares, com apresentação de Fernando Patriota e Zé Clementino: o "matuto" que devolveu o trono ao Rei, de Jurani Clementino | Local: Tenda Praça da ABES

A Obra: Zé Clementino: o "matuto" que devolveu o trono ao Rei

Muito se fala sobre os intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB). Filmes, documentários, livros e pesquisas acadêmicas apresentam essas figuras mitológicas, quase sempre como heróis solitários. Aos compositores, parceiros desses artistas consagrados, é reservado o lugar do ostracismo, do anonimato e do esquecimento. “A ideia de produzir esse livro se deu pela necessidade de fazer justiça a um, dos vários compositores de Luiz Gonzaga. Apresentamos aqui um Zé Clementino que é resultado das várias impressões, diversos olhares e pontos de vista.

O autor: Jurani O. Clementino

Jurani O. Clementino é jornalista, especialista em Comunicação e Educação, mestre em Desenvolvimento Regional, professor universitário e cronista. Atualmente, faz doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

A Obra: Antologia Ilustrada dos Cantadores

ANTOLOGIA ILUSTRADA DOS CANTADORES, em segunda edição, talvez seja o único ensaio profundo, digno deste epíteto, sobre a poesia popular brasileira, traçado por ensaístas-cantadores. Devassando os fundos registos do tempo, da Antiguidade como da Idade Média e Renascença, Otacílio Batista e Francisco Linhares perscrutam o passado e o projetam no presente, acompanhando, com absoluta precisão e conhecimento de causa, os estágios da poesia oral dos violeiros, emboladores e cantadores através da máquina do tempo, não somente narrando fatos ou invencionices e indigitando datas e pessoas, mas conexando-os às realidades sociais, políticas, econômicas e psicológicas na memória dos diversos ciclos da História. Além disso, esta ANTOLOGIA reúne as mais gaiatas estrofes do cancioneiro de viola do Brasil, um retrato colorido das pessoas e coisas do mato, distantes da escola e dos comportamentos citadinos, que bem pode transportar a maioria dos leitores às suas legítimas origens beradeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...